Realizando uma entrega emergencial

Com os contratempos ocorridos em uma rotina organizacional, é crucial antecipar-se de possíveis situações embaraçosas que possam comprometer o faturamento e escalabilidade da empresa no mercado. Em se tratando de entrega emergencial, os gestores nem sempre possuem as ferramentas necessárias para que o prazo de entrega esteja de acordo com a necessidade.

Por isso, um dos casos mais recorrentes em uma rotina organizacional é a necessidade de lidar com entrega emergencial. Apesar de serem práticas, muitas empresas não conhecem as ações mais efetivas para enfrentar esse desafio e, dessa forma, acabam descumprindo prazos.

O setor de logística é um dos mais importantes da cadeia produtiva de qualquer empresa. Afinal, mesmo que seu negócio tenha os melhores fornecedores de insumos, realize uma produção eficiente com o mínimo de erros e ritmo eficaz de trabalho, e ofereça produtos que não só atendam, mas superem as expectativas do seu cliente. Se a organização não investir em como esse produto chega às mãos do seu público, nada adiantará.

Portanto, é essencial buscar métodos eficientes para contornar esse problema. Quer saber como sua empresa pode se preparar para situações em que exijam uma entrega emergencial? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Situações em que ocorrem a necessidade de entrega emergencial

Em geral, a urgência em acionar uma entrega emergencial decorre de motivos de prazo de entrega curto, em que apenas o modal rodoviário não atenda, e qualidade em casos quando a necessidade de produto, ferramenta, material, suprimento e/ou insumo seja fundamental na linha de produção. Dessa forma, evitando paradas de linhas ou até mesmo atrasos na entrega do produto final, sendo assim, necessária a entrega destes componentes no menor lead time possível.

Assim, é possível evitar paradas de linhas ou até mesmo atrasos na entrega do produto final, priorizando a entrega destes componentes no menor lead time possível.

Entre os casos mais comuns, destacam-se também:

  • Produtos frágeis;
  • Produtos inflamáveis e perigosos;
  • Produtos de marketing e laboratório que sejam confidenciais (por exemplo, a fórmula da Coca-Cola™);
  • Produtos perecíveis, que necessitam ser entregues no mesmo dia;
  • Falta de insumos e suprimentos para a linha de produção;
  • Pedidos especiais.

Por que investir em ações para o preparo em situações emergenciais?

Sabemos que no processo da construção do produto a que se pretende entregar podem ocorrer situações atípicas. Dessa forma, a organização poderá apresentar dificuldades quanto ao prazo de entrega e da qualidade do produto, promovendo o desmerecimento ao cliente final.

Assim, no decorrer do tempo, poderá ocorrer o baixo índice de aprovação pelos clientes, gerando manifestações de descontentamento nas redes sociais ou em sites especializados, como é o caso do PROCON. Além disso, o ranqueamento e a autoridade de marca no meio digital sofrem déficit, deixando outras empresas assumirem o posto de referência.

Informar-se sobre processos e ações eficazes para situações emergenciais não só garantem o respeito ao cliente, como também promovem a marca no seu nicho e gera competitividade no mercado, por isso a importância de ter um parceiro para este planejamento logístico.

Como lidar com situações emergenciais?

Visando a eficiência dos processos e o cumprimento de prazos com os clientes, separamos 3 dicas valiosas para garantir o sucesso de uma entrega emergencial. Veja a seguir:

1. Contratação de transporte expresso

Em geral, as empresas não têm vínculo com essa modalidade de transporte, mas existem situações em que há a necessidade de compra com grandes fornecedores no mercado, exigindo o material com certa urgência. Nesses casos, optar pelo transporte expresso pode ajudar em termos de agilidade e custo-benefício.

2. Contratação de transporte com rastreamento real time

Por meio do rastreamento on-line via site, você pode gerenciar de maneira fácil e rápida a situação de sua carga. Acompanhando o seu envio em todas as etapas do processo, se está em trânsito, foi entregue ou até mesmo quando houver alguma dificuldade que impeça o progresso do mesmo.

3. Ferramentas e dispositivos tecnológicos

Vivemos a era da automação na indústria e, por isso, é fundamental investir em tecnologia para efetivar prazos e processos. Sistemas de gerenciamento de frotas e logística são softwares essenciais para otimizar tempo e dinheiro.

Por que investir em uma solução de entrega emergencial com a Prestex?

Na busca pela excelência e qualidade nos serviços, a Prestex trabalha de maneira global, assessorando cada negócio de maneira personalizada, encaixando-se às particularidades de cada cliente, conforme a sua demanda. Nossa equipe, no ar ou no solo, acompanha cada passo, atualizando informações em tempo real.

Há uma série de consequências severas quando não tem um investimento adequado no setor de logística. Por isso, é essencial que as organizações passem a acompanhar e investir nos processos logísticos, sabendo aprimorá-los, seja implementando novas medidas ao longo do tempo ou contando com parceiros especialistas. E a Prestex pode ser um dos principais aliados nisso.

Além de buscar solução na entrega imediata e ao rastreio do pedido, temos nossa diferença no mercado. Veja, a seguir, a nossa estrutura.

1. Serviços e Benefícios

Partindo do pressuposto de descomplicar e desburocratizar a logística nacional, por meio da constante inovação, estamos transformando a rotina de nossos clientes, a partir de tecnologia, informação e gestão da cadeia de suprimentos.

A estratégia aplicada em nossas soluções é junto de nossos clientes, buscando entender, nos adaptar e atender plenamente as suas particularidades. E para isso confiamos no transporte multimodal exclusivo e customizado com entregas Door to Door, ou seja, buscamos a melhor solução de modais com lead time de 24h, 48h e 72h, em conformidade com o trecho solicitado, e entregamos em mãos a mercadoria. Seja em qualquer localidade do Brasil, mesmo em municípios com acesso extremamente restrito.

Com esse conceito de logística personalizada e exclusiva, os consultores são especializados em ajudar o cliente conforme a necessidade, bem como os consultores operacionais e especialistas em logística, que auxiliam no melhor tipo de serviço de acordo com o lead time e necessidades de embarque.

2. Atendimento e Suporte ao cliente

Nosso atendimento é Ominichannel, ou seja, é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação (telefone, chat, WhatsApp, web, rastreamento online, mobile, social mídia). Dessa maneira, é possível atendermos de forma individualizada e personalizada, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O comprometimento com a excelência no atendimento é nosso diferencial, e para constatar isso, vamos apresentar alguns clientes e depoimentos que recebemos diariamente em nossos canais.

3. Rastreamento

Com o nosso sistema próprio de rastreamento online, você pode receber dados atualizados por e-mail, desde a cotação, até a entrega da sua carga. Além disso, o cliente tem acesso na plataforma de rastreamento para localizar e acompanhar todo o processo da coleta até a entrega final em tempo real. Assim, o acompanhamento da situação da carga é prático e as informações são didáticas.

O Prestex Mobile, aplicativo que pode ser baixado em seu aparelho celular (iOS) e (ANDROID) , permite que você acompanhe tudo que acontece em sua carga em tempo real, full time, podendo fazer uso do rastreamento por grupo de faturamento, que informa a situação da carga a um número ilimitado de pessoas. Para fins de segurança, na entrega final é emitido um e-mail com o nome de quem recebeu a carga, proporcionando transparência e proximidade com o cliente.

Para fins de segurança, na entrega final é emitido um e-mail com o nome de quem recebeu a carga, proporcionando transparência e proximidade com o cliente.

4. Tecnologia e controle de performance

Sabendo que o investimento em tecnologia é primordial para a automação de processos e melhor interpretação de dados, a Prestex investe em sistemas modernos para otimizar serviços e sistemas próprios para customizar o perfil de cada cliente. Entre eles, temos:

  • Sistema Operacional Customizado: focado no cliente;
  • Softwares de gestão WMS, TMS, ERP;
  • Sistema Operacional Customizado: focado no cliente;
  • Sistema de monitoramento de frota via satélite;
  • Sistema Interno de Gerenciamento de Carga: ferramenta para otimizar processos logísticos por meio da avaliação de precisão e cruzamento de dados;
  • Relatório de Performance: ferramenta para medir o desempenho de entregas efetivadas por cliente e/ou período.

Conclusão

Baseada sobre uma extensa pesquisa de mercado, a Prestex nasceu conforme a demanda do consumidor para viabilizar os serviços de entrega de carga, garantindo o cumprimento de prazo entre cliente e empresa.

Agora que você já sabe da real importância em antecipar-se de eventuais situações atípicas dentro da sua empresa e já conhece os serviços da Prestex, entre em contato conosco e conheça nossas propostas.