Logística Estratégica: como levar a operação logística a excelência

Atingir metas logísticas de maneira eficiente e com poucos recursos é o objetivo principal de qualquer tipo de plano operacional. A isso damos o nome de logística estratégica, pois ela tem a capacidade de levar a operação logística à excelência.

Um plano estratégico é uma estrutura de diretrizes que coloca o plano operacional no caminho certo. Vamos entender melhor como elaborar um planejamento nesse sentido.

O que é logística estratégica?

A logística estratégica permite que o planejamento logístico conte com métodos eficazes para distribuir itens e manter um alto nível de serviço. Além disso, com a logística estratégica é possível realizar uma movimentação eficiente dos materiais sem gerar custos operacionais.

O que é essencial ter em mente é que pode haver várias estratégias de logística. Além disso, a estratégia operacional deve estar relacionada indiretamente à estratégia empresarial. Quando isso acontece, é possível reduzir custos, criar vantagens competitivas e atender as necessidades dos clientes.

Mas, quando não há uma estratégia logística, significa que as empresas não estão preparadas para avaliar o impacto de qualquer tipo de modificação na cadeia de suprimentos sobre suas operações. O descuido pode afetar drasticamente o atendimento ao cliente.

Uma estratégia de logística blinda empresas de possíveis problemas causados por uma cadeia de suprimentos em constante alteração. Com ela, seu negócio se torna mais bem preparado para qualquer adversidade, e com flexibilidade para realizar ajustes.

Benefícios da logística estratégica

O objetivo principal de qualquer tipo de método de logística é fornecer os melhores produtos aos clientes certos, no momento certo e de maneira econômica. Por isso, uma abordagem de logística eficaz define os níveis de solução nos quais a organização é mais acessível. Portanto, ela ajuda a minimizar os investimentos e também várias outras despesas.

Um planejamento simples que consegue cumprir esses requisitos, sem dúvida, é de grande valia. A empresa pode oferecer custo-benefício aos clientes e obter o lucro desejado. Além disso, também cria uma reputação de marca e eleva a satisfação do cliente.

Entretanto, temos algumas barreiras no mercado que nos forçam a sermos mais do que isso. Em um ambiente de mercado fluido e em rápida transformação, um planejamento logístico de grande benefício também é estratégico. Isso porque, dessa forma, se minimizam ameaças, ao possibilitar que as empresas esperem modificações, e também desenvolvam métodos para se ajustar a esses ajustes.

Ou seja, a diferença entre apenas planejar a logística e planejar de maneira estratégica está na capacidade de ler as variáveis. Você precisa não apenas delinear as etapas e os processos pelo qual precisa passar. Você deve considerar também a melhor forma de fazer isso para poupar recursos e obter a maior eficiência possível.

Abaixo você verá algumas dicas de ouro para realizar seu planejamento logístico estratégico.

Dicas para o planejamento estratégico da logística

Não existe uma estratégia, existe a sua estratégia

Se a abordagem logística estratégica é o meio de distribuição de itens e manter um alto nível de serviço, é preciso adaptá-la ao seu negócio. É importante lembrar que existe uma série de técnicas e estratégias de logística. Esses métodos podem ser certos para algumas empresas, mas não para a sua.

Encontre a sua estratégia, e não busque fórmulas prontas. Analise os recursos que você tem. A cadeia de abastecimento está em constante mudança. Por esta razão, inúmeras empresas precisam desenvolver novas abordagens logísticas.

Lembre-se que o objetivo é se adaptar às modificações do mercado que influenciam uma região ou linha de negócios, enquanto preservam o desempenho em outras. Assim, só você tem as informações necessárias para realizar uma logística estratégica que traga resultados, colabore para a credibilidade da empresa e a satisfação do cliente.

Foque nos KPIs

Na hora de começar a estruturar sua abordagem estratégica da logística, você precisa reconhecer seus indicativos-chave de desempenho da logística (KPI). Caso esteja por fora, tratam-se das métricas mais fundamentais do negócio. São os números básicos que irão delinear o processo: quanto tempo demora um ciclo de entrega, qual o custo da operação, etc.

Se você não está rastreando adequadamente esses números, deve começar a fazê-lo o mais rápido possível. Dessa forma, você tem uma direção para realizar a estratégia de logística, afinal, você precisa saber aonde quer chegar.

Portanto, considere utilizar métricas para abordar os ciclos. Estude os KPIs de pedidos do cliente, de ciclos de estocagem, coleta e envio, assim como do preço de todo o processo.

Automatize

Em razão da grande quantidade de variáveis, é praticamente impossível evitar erros humanos ao longo do trabalho. Hoje, no entanto, existem muitos dispositivos de baixo custo que ajudam a automatizar a maioria dos processos associados à sua estratégia de logística.

Automatizar é imprescindível atualmente. É possível realizar o procedimento logístico integrando vários sistemas e também e setores. Dessa forma, as empresas que adquirem automação constantemente podem fazer um trabalho mais eficaz no manuseio de sua logística.

Foque no básico e necessário

Simplicidade é tudo, principalmente se sua empresa ainda é pequena. Adaptar o processo logístico com o básico permite que você cresça de maneira sustentável. Você sabe que, no momento, nem tudo o que pretende fazer é viável. Por isso, é preciso ponderação.

Embora isso possa parecer contraproducente, começar pequeno e com o básico é muito útil para o estabelecimento de uma estratégia logística. Conforme sua empresa se expanda, você pode incluir constantemente dispositivos e sistemas para ajudar a simplificar o procedimento logístico.

Tenha logística personalizada

Com a logística personalizada, você tem acesso a consultores comerciais e operacionais especializados em ajudar conforme sua necessidade. Dessa forma, você pode tomar decisões mais acertadas, além de ter um serviço de acordo com o lead time e as necessidades de embarque. Além disso, a personalização é ideal para agregar mais valor à sua marca no que diz respeito à entrega. 

Ser estratégico também é saber fazer as parcerias certas. E uma maneira de realizar isso é contar com parceiros logísticos como a Prestex. Visite nosso site e conheça nossos serviços de logística.