O conceito que rege a logística de nicho é justamente a ideia de especialização em um único ramo ou produto a fim de oferecer serviços diferenciados para os clientes. Ou seja, quanto mais específico for o conhecimento, maiores são as chances de uma entrega personalizada.

Logística de nicho: descubra como solucionar com uma entrega personalizada

A logística de nicho é uma forma inteligente de a empresa se destacar em um mercado tão concorrido. Porém, a estratégia requer preparo por parte do empreendedor, pois há muitos desafios pela frente, por exemplo, a falta de apoio dos correios para a realização das entregas.

Para ajudar você a otimizar esse serviço na sua empresa, a seguir, apresentaremos algumas soluções para realizar uma perfeita entrega personalizada na logística de nicho. Continue com a gente e confira!

Analisar as necessidades de implantação

A primeira e mais essencial medida que você deve tomar para ser bem-sucedido com a entrega personalizada é entender quais ferramentas são necessárias para implementar uma logística de nicho.

Ou seja, tudo que envolve o serviço deve ser considerado, garantindo que a sua empresa se adeque perfeitamente ao ramo desejado. Portanto, entre os principais fatores, podemos citar:

  • estrutura para armazenamento;
  • veículos para o transporte;
  • equipes preparadas;
  • equipamentos.

Definir o público-alvo e a mercadoria a ser trabalhada

Outro ponto importante para superar as dificuldades na logística de nicho é a definição do púbico a ser atingido e o tipo de mercadoria a ser trabalhado. São essas definições que garantirão o preparo correto para a sua empresa no dia a dia.

Você precisa delimitar o seu mercado de atuação. Quanto mais específico for seu nicho, maiores serão as possibilidades de sucesso. É necessário analisar a sua área de atuação e monitorar o perfil do seu cliente.

Contratar representantes que morem nos locais de entrega para fazer o serviço

Uma empresa não se destaca na logística de nicho apenas por trabalhar com um tipo de produto. Portanto, realizar entregas em locais em que poucos chegam também é uma ótima forma para sair na frente da concorrência.

É nesse ponto que você passa a chamar atenção em razão de uma entrega personalizada. Além disso, hoje, é comum muitos representantes se recusarem a visitar certos locais. Os motivos para a negação são variados, por exemplo:

  • falta de pessoal da empresa;
  • insegurança do local;
  • distância.

Você pode driblar essa dificuldade de forma inteligente, contratando colaboradores que residem perto dessas regiões. Com isso, a sua empresa conta com profissionais que conhecem todo o território, além de garantir que todas as entregas sejam realizadas sem grandes percalços.

Combinar com o cliente de fazer a retirada da mercadoria no aeroporto

Mais uma ótima solução para personalizar a experiência do cliente é combinar a retirada da mercadoria diretamente no aeroporto. Essa estratégia é excelente para usuários mais impacientes ou que trabalham perto dos pontos de descarga.

A retirada nesses locais diminui os gastos da empresa com entregadores, além de dinamizar o processo final. Se o perfil do seu cliente for de usuários mais ativos, essa opção tende a fazer muito sucesso.

Essas foram algumas das soluções importantes para você desenvolver uma entrega personalizada dentro da logística de nicho. Porém, é essencial a avaliação do ROI (retorno sobre o investimento) para verificar se a operação está realmente valendo a pena. Analise as informações e veja qual é o melhor caminho para entregar serviços diferenciados aos clientes.

Gostou do artigo? Então, aprenda mais conferindo a nossa postagem sobre gestão logística nas empresas.