Quem atua no setor logístico conhece a complexidade de gerir toda a cadeia de suprimentos. Dentre todas as tarefas desafiadoras desse processo, há a necessidade de gerenciamento de frota. Assim, possibilitando melhorar a entrega de carga, o desempenho da operação, a experiência final do cliente. Assim, ao mesmo tempo, garantir custos reduzidos, gastos controlados e uma produtividade perfeita!

6 dicas de entrega de carga para melhorar o gerenciamento de frota

Ou seja, de fato, trata-se de um desafio, no qual é fundamental contar com uma estrutura, tecnologias de ponta, organização e planejamento. Também precisa contar com parcerias estratégias e capacitadas para atender as demandas e necessidades de seu negócio.

Pensando nisso, nós resolvemos preparar este post, destacando alguns pontos essenciais e dicas interessantes sobre entrega de carga. Como isso pode impactar no seu gerenciamento de frota. Sendo assim, continue a leitura até o final e tome nota de tudo. Vamos lá?

Como a qualidade da entrega de carga pode afetar o seu gerenciamento de frota?

Normalmente, a pergunta é feita de forma contrária, ou seja, como um bom gerenciamento de frota pode afetar na qualidade da entrega de carga, concorda? Pois bem, de fato, faz sentido, desde que a sua empresa tenha uma frota própria.

Levando em consideração que a terceirização logística é cada vez mais comum e estratégica para as empresas. Afinal, possibilita repassar parte da gestão para o parceiro. Assim, devemos realmente destacar primeiro a qualidade da entrega de carga antes de falarmos de gerenciamento de frota.

Por exemplo, de que adianta tentar mensurar os custos de uma entrega se o próprio fornecedor não oferece tecnologia de rastreamento para monitorar as rotas em tempo real, não repassa relatórios detalhados, se trabalha com cargas fracionadas por diversos clientes etc?

Percebe que, no caso de uma terceirização logística, a qualidade da entrega e do serviço prestado é fundamental para, a partir de dados e informações reais, se planejar o gerenciamento de frota? Pois, confira as dicas a seguir para esclarecer melhor!

Como trabalhar um bom gerenciamento de frota?

A seguir, destacamos algumas dicas fundamentais para quase todos os setores do mercado que precisem movimentar algum tipo de material. Garantindo uma gestão de frotas realmente eficiente. Confira!

1. Controle de custos

Ainda que controlar custos da frota mesmo com a terceirização das entregas aparente ser uma tarefa impossível. Saiba que ao escolher o seu prestador de serviço, é totalmente possível conhecer algumas de suas estratégias e controles internos. Isso ajuda a conter alguns gastos e custos desnecessários com a manutenção de seus veículos.

Por exemplo, a instalação de GNV nos veículos já significa um sinal de redução de consumo de combustíveis líquidos. Além de ganhar alguns pontos a mais em defesa do meio ambiente. Depois, confira a qualidade e preservação dos automóveis, se são todos novos, se o parceiro tem alguma política de trocas de tempos em tempos, se há manutenção constante, entre outros detalhes.

Ou seja, mesmo que a sua empresa não detenha o domínio direto da frota utilizada na sua entrega de carga. Isso não significa que não é possível acompanhar alguns fatores que, certamente, vão contribuir nos custos dos serviços ofertados.

2. Roteirização da entrega de carga

Outro ponto fundamental para um bom gerenciamento de frota é a eficiência da roteirização de suas entregas. Afinal, essa estratégia é primordial para reduzir custos desnecessários como consumo de combustível, gastos com pedágios, tempo de viagem (o que pode incluir refeições e pernoites do motorista), a segurança e integridade da carga, a qualidade da estrada e, por fim, a experiência que se espera oferecer ao cliente final.

Sendo assim, ao escolher um parceiro, leve em consideração essa capacidade de roteirizar bem as suas entregas. Isso é, para garantir resultados reais a cada operação. Evidentemente, isso requer experiência e tecnologias próprias! Portanto, confira esses quesitos ao contratar um fornecedor, ok?

3. Rastreamento de carga em tempo real

Você não vai querer pegar o celular e “correr atrás” de motorista para informar uma previsão de entrega ou saber a posição exata do veículo, concorda? Em tempos de logística 4.0, o gerenciamento de frota se faz de forma online e com dados confiáveis.

Para tal, é imprescindível nos dias de hoje, terceirizar as suas entregas com fornecedores que detenham esse tipo de tecnologia e que possibilitem você monitorar cada “passo” da carga, em tempo real. Além disso, esse tipo de tecnologia permite bloquear o veículo em casos suspeitos de mudanças de rotas sem aviso prévio ou de confirmação de roubo do caminhão.

5. Gestão de dados e informações

Sua empresa participa, efetivamente, do gerenciamento de frota de um parceiro terceirizado a partir do momento que tem em mãos os dados e informações das operações. Ou seja, como garantir a um novo cliente a qualidade da sua entrega de carga se você nem mensura isso?

Porém, se o seu fornecedor permite monitorar todas as entregas e ainda disponibiliza informações automatizadas como a confirmação de horário de coleta, de saída e de conclusão de cada operação. Desta forma, é possível gerir de forma mais profissional e confiável, além de ajudar a tomar decisões mais assertivas e buscar melhorias onde precisa.

6. Planos de entregas emergenciais

Conseguir atender às entregas de cargas emergenciais é uma estratégia fundamental no gerenciamento de frota. Afinal, estamos falando de uma operação de urgência e, consequentemente, com custos mais elevados. Qualquer falha ou erro pode comprometer a sua relação com o cliente, gerar prejuízos incalculáveis, e pior, manchar a sua reputação no mercado.

Sendo assim, se sua empresa atua em um setor onde é comum a demanda por entregas urgentes, muita atenção na escolha do parceiro. Busque transportadoras especializadas, com tecnologias adequadas, equipes capacitadas e soluções realmente viáveis. Como fretes aéreos, motoboys, atendimentos 24h, entre outros diferenciais.

Enfim, essas são algumas das nossas dicas de como é possível realizar um bom gerenciamento da frota terceirizada e quais os impactos que isso gera na qualidade da entrega de carga. Com isso, esperamos que você, gestor, consiga se planejar melhor as suas demandas, organizar os seus controles e, principalmente, acertar na escolha de um parceiro logístico eficiente e estratégico.

Se você gostou deste post e quer colocar tudo isso em prática para garantir a melhor experiência logística aos seus clientes, conheça nossas soluções e realize uma cotação sem compromisso!