Às vezes, é preciso atender a um cliente urgentemente de forma individualizada e personalizada. Para isso, a empresa deve encontrar uma forma de fazer o material sair do remetente e chegar até o destinatário no menor prazo possível. É nesses momentos que o transporte de carga emergencial se faz necessário.

Os motivos dessa urgência variam muito. Pode ser, por exemplo, desde um problema de expedição da sua empresa, que gerou atraso e, consequentemente, se for fazer o transporte convencional não vai conseguir cumprir o prazo estipulado. Em outros casos, pode ser a empresa parceira, que teve uma maior demanda em sua produção e precisa receber os insumos e suprimentos com urgência.

Seja qual for o motivo, contratar uma carga emergencial é a solução. Contudo, é importante ter cautela, pois, muitas vezes, na ânsia de resolver logo o problema e de focar no menor impacto financeiro e/ou custo possível, a empresa contrata qualquer transportadora. É nesse momento que os problemas aparecem. Veja dicas para não errar ao contratar a carga emergencial.

Por que contratar o transporte de carga emergencial?

Manter um cliente é importante, ainda mais em tempos de crise econômica. Por isso, é necessário fazer o possível para atendê-lo bem, cumpra prazos e até ajudá-lo a resolver problemas.

Por isso, muitas vezes, a contratação do transporte de carga emergencial é necessário. Esse tipo de serviço garante uma entrega rápida e eficiente, para que o seu cliente tenha a melhor impressão do seu negócio. Entre as vantagens de contratar esse tipo de serviço, podemos destacar:

  • Agilidade nos processos de proposta e contratação;
  • Coleta rápida;
  • Credibilidade e segurança de que o prazo será cumprido;
  • Apresentação da melhor solução e desenho logístico para a operação;
  • Entrega rápida e com precisão;
  • Entrega em mãos do destinatário, seja no interior e em lugares extremamente restritos;
  • Possibilidade de levar a sua encomenda a uma longa distância no menor prazo possível.
  • Possibilidade de utilizar um ou mais tipo de modais para agilizar e entregar com segurança;

As vantagens são muitas, mas é preciso ter a certeza de que vai contratar uma boa transportadora. Veja erros que você não pode cometer na hora de escolher quem vai levar a sua venda.

Veja os erros que você não pode cometer ao contratar a carga emergencial

Não pesquisar o histórico da transportadora

Um erro frequente para esse tipo de situação é não saber qual empresa está contratando para levar a sua carga. A urgência é tanta que a empresa contrata logo uma transportadora convencional, que prometa o que ela quer ouvir, paga e envia os itens. É aí que mora o problema.

Se você não sabe se a transportadora é idônea e está preparada para fazer este tipo de trabalho de carga emergencial, não há como ter a certeza de que o produto vai ser entregue.

Dessa forma, coloca em risco tanto a sua mercadoria, quanto o seu relacionamento com o cliente. Afinal, se a transportadora demorar mais do que o esperado, as chances de você perder o consumidor aumentam. Por isso, é preciso pesquisar sobre a empresa, para ver se ela realmente tem condições de prestar esse tipo de serviço.

Contratar uma transportadora convencional que não faz o transporte de carga emergencial

Por mais boa vontade que a transportadora tenha em levar o seu pedido, o quanto antes, ao destino informado, se ela não estiver acostumada com esse tipo de serviço e não seja uma operação habitual para ela e para você, é grande a chance de dar algo errado. Por isso, antes de contratar esse serviço, certifique-se de que a empresa costuma realizar esse tipo de transporte.

Não fazer uma busca sobre reclamações

Atualmente, é muito simples ver se a empresa cumpre com o que promete. Para ter uma ideia se o trabalho da transportadora é bom, é possível fazer uma pesquisa online, rápida e prática. Basta digitar no buscador ou até ir nas redes sociais da transportadora para avaliar os comentários feitos e como a empresa lidou com os possíveis problemas que ocorreram.

A busca é relativamente simples, mas muitas empresas não fazem, o que é um grande erro. Afinal, é tão fácil ter esse cuidado para evitar problemas, não é?

Confira as avaliações e experiências de quem já utilizou os serviços da Prestex.

Não pedir indicações

Outra forma simples de evitar problemas é ter a indicação de um parceiro, que já tenha contratado esse tipo de transporte. Muitas vezes, o próprio comprador pode citar nomes de empresas que já fizeram o transporte de carga emergencial para ele sem problema. Pedir indicações é sempre a melhor escolha, para evitar problemas.

Não verificar as rotas

Será que a transportadora que você pretende contratar está acostumada a ir para a região na qual você precisa fazer entrega? Isso pode parecer um detalhe tolo, visto que, atualmente, com o GPS, é fácil se locomover. Contudo, vale lembrar que em cidades menores, nem sempre o mapa do GPS está atualizado.

Pode ocorrer de o responsável pelo transporte não conseguir encontrar o endereço, ou seja, a entrega da carga acabará atrasando. Para evitar que isso ocorra, precisa contratar transportadoras que tenham rotas e parceiros estratégicos para a região de destino dos seus produtos.

Esquecer de especificar dados no contrato

Você tem urgência para entregar o pedido do seu cliente? Provavelmente sim, não é? Para que isso aconteça da melhor forma, é importante ser bem específica no contrato feito. É necessário informar endereço, data, prazo de entre, quem fará a coleta, em quanto tempo e como tudo será realizado. Ter tudo documentado é de suma importância, para que você possa cobrar o acordado, quando algo não for cumprido. Contudo, muitas instituições não são criteriosas na hora de assinar o contrato e acabam tendo problemas posteriores. Fique atento!

Não verificar se a equipe é treinada

Será que a empresa responsável pelo transporte de carga emergencial treina ou orienta a sua equipe? Saber como a carga deverá ser embalada, documentação necessária para os tipos de modais, aplicação de adesivos e documentos em casos de cargas perigosas, como retirar e os cuidados que precisam ser tomados é muito importante para ter a certeza de que os produtos chegarão em perfeito estado ao seu destino. Para isso, a equipe deve ser qualificada e treinada. Verificar se a empresa contratada se preocupa com isso, é muito importante para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio.

Não saber se há como rastrear a encomenda

Saber em qual etapa se encontra a sua carga, se foi coletada, se ela já foi ou não despachada, está em trânsito, receber telefonemas e e-mails durante todo o processo de entrega, é fundamental tanto para quem vende, quanto para quem compra. Por isso, antes de escolher a transportadora, é muito importante ter a certeza de que ela dá informações sobre o transporte da carga. Verifique isso antes da contratação do serviço.

Na Prestex você acompanha o transporte através do nosso sistema exclusivo de rastreamento de carga online em real time.

Gostou das dicas de erros que você não pode cometer? Estamos prontos para prestar o melhor serviço. Entre em contato conosco e solicite uma cotação.