Reduzir os custos logísticos é o desafio de todo gestor! De fato, essa não é a tarefa mais fácil de se obter sucesso, mas com organização, planejamento e um trabalho estratégico toda empresa está apta a operar com eficiência e dentro dos orçamentos planejados pela gestão.

custos-logisticos-veja-as-melhores-dicas-para-reduzilos
Custos Logísticos

Pensando nisso, preparamos este post com alguns passos importantes e fundamentais nos quais todo gestor deve se basear para conseguir reduzir os custos logísticos da empresa, sem perder a qualidade de suas operações. Quer conferir com mais detalhes? Então leia o texto até o final e tome nota das dicas! Podemos começar?

Por que tanto se fala em redução de custos logísticos?

Sem dúvida, esse é um dos temas mais abordados quando o assunto é gestão logística. Afinal, só quem trabalha com transportes ou precisa realizar entregas constantes sabe o quanto essas operações podem pesar no bolso da empresa, principalmente se não forem bem administradas.

Por outro lado, a logística é imprescindível para o funcionamento das organizações. Ou seja, não tem muito para onde correr! Sendo assim, o jeito é a empresa buscar soluções e estratégias inteligentes e modernas que possibilitem reduzir, ao máximo, seus custos operacionais e tornar a operação sustentável.

Quer algumas dicas mais práticas de como isso é possível? Então prepare o papel e a caneta, pois é o que veremos no próximo tópico! Vamos lá!

Afinal, como é possível reduzir os custos logísticos da empresa?

Abaixo, separamos algumas dicas importantes que uma empresa pode usar como base em sua estratégia de redução de custos logísticos. Certamente, não há uma receita pronta para isso, e cada organização tem as suas especificidades. Portanto, cabe ao gestor analisar e acompanhar os processos internos do negócio e, por fim, avaliar as principais necessidades de mudança.

No entanto, em geral, podemos garantir que os fatores a seguir são comuns a todas as empresas e, sem dúvida, devem ser levados em consideração, independentemente do segmento e tamanho de seu negócio. Confira!

Invista em tecnologia

Não há dúvidas de que a transformação digital na logística trouxe — e ainda traz — avanços indiscutíveis ao setor. Hoje, a empresa que não investe em tecnologia está fadada ao atraso e a processos lentos e custosos. Isso pesa, diretamente, no financeiro e nas operações.

Já imaginou, por exemplo, um operador logístico de médio ou grande porte não trabalhar com um ERP e sistemas de gestão? Certamente, esta empresa não terá controle de seus processos e, consequentemente, de seus gastos.

Com toda a certeza, todas essas ferramentas tecnológicas facilitam o trabalho do gestor de logística, possibilitando análises muito mais assertivas, otimização de processos e economia de tempo.

Por fim, vale lembrar que a tecnologia como fator essencial para a redução de custos logísticos não se limita ao administrativo e gerencial. Afinal, muitas dessas ferramentas também são primordiais para o operacional, como maquinários, equipamentos, veículos e acessórios que otimizam processos e etapas importantes, como movimentação, carregamento e transporte.

Por exemplo, como seu sistema de picking poderia ser otimizado com carros semiautomáticos ou elevadores? Ou, imagine realizar uma entrega urgente sem acompanhamento via GPS? Enfim, todo investimento em tecnologia na logística é valido e, como consequência, conta sempre como um fator positivo na redução de custos.

Trabalhe com soluções segmentadas

Uma das estratégias mais importantes para reduzir custos logísticos é personalizar suas entregas. Afinal, cada setor de mercado tem suas especificidades e características. Por exemplo, uma montadora de carros não vai utilizar o mesmo serviço para seus deliveries que um e-commerce, concorda?

Por isso, as soluções contratadas precisam ser planejadas para o seu segmento e atender as necessidades especificas de seu negócio. Afinal, seu cliente quer receber os pedidos para ontem, e cabe à sua empresa promover a melhor experiência a ele. Com essa personalização, você surpreende seu consumidor e ainda tem a garantia de que suas entregas estarão dentro do orçamento planejado.

Busque modais alternativos para as suas entrega

Sabemos da dimensão do Brasil e das dificuldades logísticas de algumas regiões. No entanto, isso não deve ser empecilho para as suas vendas e, muito menos, para as suas entregas. Afinal, apesar dos problemas, o país conta com excelentes empresas rodoaéreas que possibilitam a entrega de produtos e materiais em qualquer canto do território nacional.

Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para expandir os seus negócios, mas também uma possibilidade de estudar maneiras alternativas para reduzir os custos logísticos de suas entregas. Afinal, se sua empresa trabalha apenas com um único modal, provavelmente está perdendo dinheiro e tempo em determinadas operações.

De aviões a motoboys, as alternativas são infinitas no mercado de logística hoje. Por isso, busque sempre por soluções flexíveis e que disponham dos mais variados modais de transportes.

Solucione as suas entregas emergenciais

Tem muita empresa por aí que, até hoje, ainda se desespera com as suas entregas emergenciais. Na verdade, atender o cliente no tempo certo e evitar custos logísticos excessivos é mais fácil do que se imagina. O segredo está na terceirização dessa operação e, claro, na escolha do parceiro certo.

A empresa contratada deve contar com uma estrutura adequada, atender a todo o território nacional e trabalhar com tecnologia de ponta para acompanhar entregas urgentes. Novamente ressaltamos o diferencial de se trabalhar por segmentos, o que possibilita um atendimento mais personalizado e com valores mais justos ao seu tipo de negócio.

Atendendo a todos esses requisitos, com certeza, suas entregas emergenciais deixam de ser algo complicado e custoso. Pelo contrário, se tornam totalmente viáveis, econômicas e, claro, um grande diferencial para o seu atendimento.

Enfim, reduzir custos logísticos é pauta para todo gestor. Sem dúvida, uma gestão eficiente está totalmente atrelada ao bom uso de tecnologias e à escolha certa de soluções inteligentes e modernas, como é o caso da terceirização de suas entregas. Portanto, avalie seus gastos, estude as suas operações e processos e, por fim, reveja sua estrutura e parceiros.

Gostou do post? Quer ainda mais dicas de como reduzir custos logísticos? Então leia também nosso outro artigo sobre como a logística colaborativa é fundamental para a qualidade de seus serviços e para um melhor controle financeiro de sua empresa. Confira e boa leitura!