O avanço da tecnologia e dos vários meio de comunicação pela internet determinou o aparecimento do consumidor 4.0, que está constantemente informado e disposto a realizar buscas pelos diversos sites de vendas disponíveis.

Sendo assim, consiste em um consumidor contumaz, motivado pelas promoções, propagandas e preço amplamente divulgado nas redes sociais. Que transita tranquilamente entre o real e o virtual, em busca de produtos que satisfaçam seus desejos.

Nesse sentido, é necessário destacar que eles fazem uso das principais redes sociais, por exemplo, Facebook, Instagram, e aplicativos de lojas como instrumentos de buscas e deixam claro suas opiniões, tanto negativas, quanto positivas. Continue a leitura e saiba como usar a logística para reter os consumidores 4.0!

Comunique-se com o cliente

Sempre que for necessário fechar um contrato de prestação de serviço com uma transportadora, é preciso verificar quais são os dados que ela disponibiliza para você e sua base de consumidor 4.0. Isso porque muitos clientes apresentam o hábito de certificar informações, como o prazo de entrega, o trânsito do pacote e o rastreamento.

Assim sendo, escolha proporcionar ao cliente a maior quantidade possível de informações. Assim, ele pode monitorar o ritmo das entregas sem medo de sofrer algum tipo de golpe ou atraso. Logo, experiências positivas são primordiais para a logística na retenção de consumidores 4.0.

Além do mais, invista em organizações seguras e em processos eficientes e modernos. Desta forma, fazendo com que um comprador eventual se torne um cliente assíduo em sua loja.

Acredite em logística reversa

As compras online já são uma realidade no mercado brasileiro. Exigindo que a logística avançasse para conseguir acompanhar as novas exigências dos consumidores. Essa mudança deu espaço ao surgimento do que nomeamos de logística reversa.

Ela é responsável pelo processo de devolução do produto e tem se mostrado essencial na retenção de clientes, principalmente por resolver grandes problemas, por exemplo:

  • imperfeições na mercadoria recebida;
  • falhas no produto dentro do tempo de garantia;
  • recebimento de um item que não atenda ao desejo do comprador.

Busque por um transporte eficiente

A eficiência do processo de transporte é essencial para conseguir a retenção do consumidor 4.0. Essa atividade está diretamente relacionada à logística empresarial. Atualmente, esse tipo de consumidor compra mais pela internet, o que acabou elevando a necessidade de transporte para a entrega de mercadorias.

Assim, junto a essa demanda, apareceram alguns contratempos que necessitam de muita estratégia dos profissionais da área para serem solucionados. Desse modo, é necessário que o empreendedor trabalhe para obter uma boa companhia prestadora de serviços logísticos. Que ela seja prestativa e responsável por entregar seus produtos em tempo ágil e com segurança.

Aposte no uso de tecnologias

A tecnologia é uma boa parceira do mundo empresarial. Nos dias de hoje, executar tarefas sem a ajuda de bons meios tecnológicos é uma falha e um perigo para a realização dos processos.

Dessa forma, é primordial que sua organização acredite em ferramentas que ajudam no aperfeiçoamento das atividades empresariais. Desta forma, faz com que fortaleça a imagem de uma instituição séria e comprometida em satisfazer as necessidades de seus consumidores 4.0.

Há diversas opções no mercado, mas podemos mencionar algumas que, por suas vantagens, não podem deixar de estar presentes no dia a dia do setor logístico de um estabelecimento. O ideal, aqui, é que elas sejam integradas para entregar mais eficiência ao serviço. Veja:

  • sistemas de gestão empresarial;
  • softwares de gestão de estoque;
  • programas para efetuar o monitoramento de carga;
  • sistema de gerenciamento do transporte.

Seja claro e realista com o cliente

Nenhuma pessoa gosta de ser enganada, muito menos quando o assunto é a entrega do tão desejado produto recém-comprado. Por isso, não é recomendando que sua empresa ofereça prazos impossíveis de serem cumpridos ou com lead time muito apertado.

Pior do que enviar o produto em uma semana ou prazos maiores é transmitir para o comprador que a entrega seria realizada em dois dias, sem que isso possa realmente ser executado. Dessa maneira, deixe sempre claro que a entrega podem ter suas datas modificadas por conta de imprevistos.

Por outro lado, estabeleça uma margem segura e realista para o consumidor. Para elaborar o cálculo dessa margem, avalie o tempo médio das entregas e adicione alguns dias. Isso será útil, principalmente, para locais muito distantes.

Entretanto, se o tempo de entrega de sua loja for muito superior ao da concorrência, é momento de analisar o processo e rever os fluxos logísticos. O envio dos produtos precisa acontecer o mais rápido possível. Pois quanto mais agilidade na entrega, maior será a satisfação e a retenção dos clientes.

Use o Overdelivering

O termo Overdelivering serve para representar o serviço de entrega com um “algo a mais”. Veja um exemplo: ao adquirir um vinho, o cliente recebe um pequeno manual de harmonização da bebida. É uma forma de surpreender o seu público positivamente.

A palavra é utilizada em administração para se referir ao processo no qual a organização se esforça para entregar ao consumidor 4.0 algo que aumente a sua satisfação. Pode ser um brinde, como mencionado, ou, simplesmente, a realização da entrega antes do prazo estabelecido. É imprescindível proporcionar boas experiências de compra ao cliente.

Ofereça o rastreio em tempo real

A realização de compras online costuma ocasionar certa ansiedade no consumidor 4.0, que desejam receber sua mercadoria o mais rápido possível. Para reduzir essa situação e deixar o processo mais transparente e eficiente, vale a pena possibilitar o rastreio online da compra. Assim, os clientes podem acompanhar cada fase, até a sua conclusão.

Como vimos, a logística desenvolve um papel essencial na retenção de consumidor 4.0. Por isso, é necessário que o gestor entenda a importância das tarefas desenvolvidas nos setores de sua empresa. Para que assim, trabalhe para que todos os colaboradores consigam realizar um trabalho planejado, eficaz e livre de falhas e contratempos que prejudiquem a relação de sua organização com os clientes. Não se esqueça de que uma logística alinhada e de qualidade é o primeiro passo para obter o sucesso desejado em seu negócio.

Gostou do nosso post? Então, veja também o nosso artigo sobre logística 4.0 na era da tecnologia!