Como uma transportadora de cargas pode ser a peça chave na estratégia logística?

Como você bem deve saber, a logística vai muito além de carregar e descarregar um meio de transporte – isto é, é necessário planejar todo o processo com o intuito de garantir produtividade, precisão e a melhor relação custo-benefício.

Uma estratégia logística eficiente deve considerar todos os fatores inter-relacionados, desde o gerenciamento de estoques até o controle de qualidade do serviço de entrega. Desse modo, é necessário conhecer especificamente como cada etapa dentro desse processo impacta na estratégia logística.

Pensando nisso, vamos falar particularmente sobre como o planejamento do transporte de cargas pode influenciar o sucesso e como uma transportadora pode ser a peça-chave na estratégia logística da sua empresa. Confira!

A importância da estratégia logística

O planejamento e monitoramento do estoque é fundamental na estratégia logística, tendo em vista que o mau gerenciamento pode levar a erros como a falta ou excesso de inventário, com insumos perdendo o prazo de validade, por exemplo.

Analogamente, é muito importante planejar também a estratégia de transporte de cargas, tendo em vista que uma entrega atrasada ou com itens danificados pode acarretar prejuízos financeiros e de imagem para a empresa.

O planejamento do transporte de cargas influi nos seguintes aspectos:

  • Pontualidade da entrega;
  • Agilidade no deslocamento;
  • Preservação da integridade da carga;
  • Mais segurança por meio de sistema de rastreamento;
  • Economia de recursos financeiros;
  • Uso dos modais adequados para o transporte;
  • Mais satisfação do cliente.

Como uma transportadora pode ser a peça-chave na estratégia logística?

Realizar um amplo planejamento estratégico e possuir uma frota de transporte própria demanda tempo e recursos financeiros. Planejar todo a estratégia logística inclui, pelo menos, os seguintes aspectos:

  • Gestão de estoque;
  • Elaboração de rotas;
  • Seleção dos modais;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Gestão burocrática.

Já uma frota própria requer um alto investimento com aquisição e manutenção de veículos, além de pessoal. Considerando as dimensões do Brasil, é necessário contar com distintos tipos de modais, já que, em determinados casos, é mais econômico mesclar diferentes meios de transporte para realizar a entrega.

Além disso, no Brasil, há muitas regiões de difícil acesso, que demandam modais específicos para se concluir a entrega. Nesse sentido, torna-se difícil dispor de toda essa infraestrutura e expertise mantendo um controle de despesas.

Como a qualidade de todas as operações realizadas pela empresa e a sua saúde financeira devem estar na base de qualquer planejamento estratégico, é fundamental encontrar alternativas que garantam todos esses aspectos.

Uma forma de conquistar isso é contando com uma transportadora de cargas, que será uma peça-chave para garantir qualidade e agilidade nos serviços de entrega, beneficiando a otimização de seus processos logísticos e proporcionando mais satisfação aos clientes. 

Desse modo, procure por uma transportadora de cargas aéreas, que também atue em outros modais, como o rodoviário, por exemplo, pois ela terá mais infraestrutura para realizar essas operações com excelência.

A importância de contar com uma transportadora experiente no ramo

Para garantir a qualidade do serviço de entrega, não basta terceirizar o transporte de cargas; é preciso firmar parceria com uma transportadora experiente no ramo logístico para empresas dos mais distintos segmentos e que disponha de soluções emergenciais em todo o Brasil.

A Prestex oferece essas vantagens, além de ser uma das 3 melhores empresas que realizam transporte de cargas emergenciais no Brasil e case de sucesso em logística expressa. Por isso, a Prestex está preparada para ajudar sua empresa a alçar novos voos. O que você está esperando para embarcar nessa?