É possível traçar diversos roteiros para levar uma carga de sua origem até seu destino. Uma alternativa é o transporte multimodal de cargas que, como o próprio nome sugere, é caracterizado pela presença de duas ou mais modalidades de transporte. Mas não se deve confundir o multimodal com o intermodal. Diferentemente deste último, no transporte multimodal, não é necessário firmar distintos contratos com cada responsável por transportar a carga por diferentes modais.

Por exemplo, se você precisar trazer uma carga do exterior e depois entregá-la no interior do Brasil, vai precisar de pelo menos dois modais para cumprir seu objetivo. Vamos imaginar um avião e uma frota de caminhões. No transporte intermodal, é necessário fechar um contrato com a empresa encarregada pela frota de caminhões e outro com a empresa responsável de transporte aéreo de carga, o que pode acarretar mais burocracia e, consequentemente, baixa otimização do tempo de entrega.

Entretanto, se você optar pelo transporte multimodal, é preciso firmar contrato apenas com uma pessoa jurídica, o Operador de Transporte Multimodal (OTM), que deve estar habilitado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Além disso, caso o OTM atue com entregas internacionais, é necessário que ele também esteja autorizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). 

Por meio dessa certificação, o OTM passa a estar qualificado para planejar e executar o serviço de transporte de cargas para outras empresas, utilizando-se de meios próprios ou de terceiros. 

Dentre as principais responsabilidades assumidas pelo OTM, podemos citar:

  • Execução dos contratos;
  • Possíveis prejuízos resultantes de perda;
  • Danos ou avaria das cargas;
  • Prazos de entrega.

Agora que você já sabe o que é transporte multimodal de cargas, saiba mais como ele funciona, por que usá-lo, quais são os modais utilizados e as principais vantagens em adotar essa modalidade de transporte.

Como o transporte multimodal funciona?

Para conduzir determinados tipos de mercadorias até o destino final, é necessário contar com mais de um tipo de meio de transporte, desde caminhões, navios, aviões, dentre outros, de acordo com o tipo de carga e prazo para a entrega. No entanto, os modais devem ser pensados na fase de planejamento, a fim de que haja conformidade com o negócio.

Dessa forma, o OTM é responsável pelas etapas do transporte, desde a coleta da carga até a realização dos processos burocráticos, transporte entre modais e entrega.

Por que usar o transporte multimodal?

Por conta do ritmo acelerado do mercado, a utilização do transporte multimodal é considerada um mecanismo moderno e importante, tornando possível, inclusive, cobrir maiores distâncias e atingir regiões de difícil acesso.

Quais são os modais utilizados no transporte multimodal?

Dentre os modais utilizados, podem ser destacados:

Modal rodoviário: é um dos meios mais tradicionais de transporte no Brasil, sendo realizado por meio de autoestradas e rodovias com o auxílio de veículos como vans, caminhões e carretas, por exemplo.

Modal ferroviário: corresponde ao modal que se utiliza da malha ferroviária para efetuar o transporte de cargas.

Modal aquaviário: é aquele que ocorre através de hidrovias, tais como o mar, rios e lagos por meio de barcos e navios, por exemplo. 

Modal aéreo: é realizado pelo ar por meio de aeronaves, tais como aviões e helicópteros. Esse modal é muito indicado para o transporte de cargas que necessitam de emergência na entrega ou cargas valiosas, pois oferece mais agilidade e segurança ao transporte.

Modal dutoviário: ocorre a partir de tubulações, as quais podem ser classificadas como gasodutos, oleodutos, minerodutos, carbodutos e polidutos, os quais transportam, respectivamente, gases, óleos, minérios, carvão mineral e cargas variadas (o prefixo poli é derivado da palavra grega “polus”, que significa “vários”).

As vantagens do transporte multimodal

A seguir, conheça os diversos benefícios proporcionados pelo transporte multimodal de cargas.

Redução de custos

Uma das principais vantagens do transporte multimodal é a redução de custos, tendo em vista que, ao firmar contrato com uma única empresa, é possível negociar um valor mais acessível do que se fosse contratar diferentes pessoas físicas ou jurídicas para realizar o transporte.

A combinação dos modais, de forma inteligente, também gera uma redução nas despesas com transporte, já que otimiza o tempo de espera e, consequentemente, demanda menos combustível, gerando uma redução na emissão de poluentes.

Adicionalmente, segurança no pagamento também é um fator de atração para esta modalidade de transporte.

Maior praticidade

Outra importante vantagem do transporte multimodal é a sua praticidade, pois o embarcador necessita firmar contrato com apenas uma empresa, e ela se responsabiliza por todo o processo de transporte de cargas.

Mais segurança

Mais uma vantagem que vale ser destacada é a maior segurança que o transporte multimodal oferece para o embarcador e seus clientes, visto que o OTM é responsabilizado por qualquer dano, roubo e extravio de carga que possa ocorrer. 

Menos burocracia

Como o embarcador necessita firmar contrato apenas com o OTM, há menos burocracia envolvida em todo o processo.

Otimização do tempo

Como o OTM fica responsável por planejar e executar todo o processo de transporte de cargas, e há menos burocracia envolvida nessa modalidade, consequentemente, há uma maior otimização de tempo na entrega das mercadorias, o que é fundamental para agilizar operações e manter o cliente final satisfeito com a entrega.

Redução de impactos ambientais

Por fim, o transporte multimodal pode ser considerado como uma alternativa mais inteligente e otimizada que tem potencial para reduzir os impactos ambientais causados pela emissão de CO2, quando comparada a opções mais tradicionais.

Conheça as soluções da Prestex para a sua empresa

A Prestex é uma das três melhores empresas nacionais no transporte de cargas emergenciais. Oferecemos cinco soluções completas em logística para nossos clientes: Prestex Express, Vip, 1ª Classe, Exclusive e Flash, que você pode conferir aqui em detalhes.

Portanto, se deseja se beneficiar das diversas vantagens oferecidas pelo transporte multimodal de cargas, conte com a Prestex e solicite uma cotação já!