A Gestão de Cadeia de Suprimentos é fundamental para o sucesso de sua empresa. Para se manter prestando um serviço de excelência para seus clientes é preciso tomar as decisões certas no tempo certo. Porém, como fazer isso em tempos de home office?

Esta é uma das questões mais relevantes da atualidade para o ramo de SCM, ou Supply Chain Management.

Em tempos de home office, não é de se surpreender que haja um significativo avanço tecnológico, em razão da necessidade de se adaptar à nova realidade, a qual chamamos de “novo normal”.

A maior comunicabilidade proporcionada pela tecnologia atual pode reduzir a desconfiança do relacionamento comercial, principalmente com novos clientes, para que se estabeleça um novo patamar de cadeia de suprimentos e sua gestão.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a Gestão da Cadeia de Suprimentos não está adstrita a cargos de gestão. Todos os indivíduos do setor de logística e de produção são responsáveis de certa forma.

Compartilhe ideias

Não deve mais vigorar o tempo em que alguém guardava uma grande ideia para discuti-la apenas com quem poderia oportunizar um destaque na carreira.

Esta visão individualista do trabalho acaba por prejudicar toda a empresa. Empresas de sucesso alcançam seus objetivos através de ideias compartilhadas e modificadas desde o brainstorming.

Logística depende intrinsecamente da produção e/ou do fornecimento. Antes, quando não estávamos em home office, isto já era uma questão recorrente, em diversas empresas. Porém, na atualidade, vale sempre reforçar a ideia de que se deve sempre compartilhar a responsabilidade de superar desafios.

Empresas modernas buscam feedback e ajuda em todos os setores. Não importa o cargo do colaborador. Grandes ideias podem brotar de qualquer pessoa, logo, o primeiro passo para uma gestão de sucesso é não olhar apenas para a sua ideia e buscar quem ajude a implementá-la.

É muito importante ouvir outras ideias e ajudar a implementá-las também, caso seja algo vantajoso para a corporação.

Foco no curto prazo

Em momentos de home office, é mais fácil que percamos o foco, devido às mudanças na forma como realizamos a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma saída elegante e segura para este momento de readaptação é pensar no curto prazo.

Para que isso se concretize, é preciso se reunir com seu time, mesmo virtualmente, pelo menos uma vez por semana, para que os objetivos a serem atingidos fiquem claros.

Isso vai fazer com que toda a equipe que esteja trabalhando via home office mantenha o foco no que precisa ser realizado naquela semana. Com o passar do tempo, é possível que alguns integrantes deste time questionem a necessidade dessas reuniões.

Lembre-se de que é importante não só traçar os objetivos da semana, mas manter um contato um pouco mais orgânicos com os colaboradores. A reunião semanal resgata um pouco disso e pode servir até como uma injeção de ânimo para alguns membros.

Seja sempre um incentivador do seu time. Motivar aqueles que trabalham com você torna o serviço bem mais dinâmico e atrativo.

Lista de tarefas

Outro ponto relevante é buscar sempre fazer uma lista de coisas a fazer. Isso irá proporcionar a você e seus colaboradores a sensação de que vocês fazem parte de algo maior.

Aumenta o senso de responsabilidade de forma que o colaborador pode ver que o trabalho dele é indispensável e, além disso, é possível ver todas as fases que o produto percorre até chegar em seu time, o que proporciona uma sensação de valorização do produto.

Existem diversos aplicativos que facilitam listas de coisas a fazer como Trello, To Do List, Google Task etc. Outro ponto positivo é que seu time pode dividir melhor as tarefas a partir de um quadro organizado e ninguém “atropela” o serviço do outro.

Isso evita desperdício no sentido de que ao visualizar o quadro, ninguém faz a tarefa de outra pessoa.

Mais um ponto que pode otimizar seu trabalho como gestor de cadeia de suprimentos é ajustar sempre os objetivos de sua equipe. Objetivos podem ser revistos a qualquer tempo, mesmo sendo de curto prazo, desde que seja importante.

Como vivemos em tempos incertos e de mudança, é bem possível que haja necessidade de ajustar seus objetivos momentaneamente. É sempre importante deixar bem claro para sua equipe quais são os objetivos em vigor.

Ser objetivo é fundamental neste ponto. Principalmente num ramo que precisa lidar com:

  • Transporte aéreo de carga;
  • Transporte de carga aérea;
  • Cargas urgentes;
  • Cargas emergenciais;
  • Entregas urgentes;
  • Entregas aéreas;
  • Carga aérea;
  • Entrega expressa;
  • Cargas expressa;
  • E outros elementos que requerem tomadas rápidas de decisões.

Falando em objetividade e clareza, é extremamente importante que existam acordos em relação a horários de reunião, de trabalho, de almoço, de intervalo etc.

Home office, quando não encarado como se você efetivamente estivesse em sua empresa, pode ocupar seu dia inteiro e gerar a sensação de que você apenas vive para trabalhar.

Isto pode ocorrer porque em casa, ou você teoricamente pode parar de trabalhar a qualquer momento e retornar a qualquer momento. Há muitos fatores em casa que podem desviar você e seu time do foco de trabalho.

Evite utilizar o chat para qualquer coisa. Às vezes, a boa e velha ligação telefônica pode ser bastante útil quando algo sai do esperado e se desalinha. Quando algo for urgente, nada de comunicação assíncrona. Pega o telefone e liga!

Horário de intervalo. Há relatos de algumas empresas em que no horário do famigerado café, o time se reúne em alguma plataforma online para um jogo coletivo rápido para que todos se distraiam.

Isso faz com que a produtividade aumente. Leveza é fundamental.

E como eventualidades podem acontecer na casa de qualquer um, quando precisar se ausentar para ir ao banheiro ou resolver alguma coisa da casa, é importante comunicar ao time que o colaborador está fora de serviço ou offline.

Isto otimiza o tempo que seus colaboradores aguardam uma resposta sua. Logo, é importante reservar horários específicos para todo o trabalho, através de acordos informais com sua equipe.

Não tenha medo de mudar de opinião. Este é um conselho de um dos homens mais bem sucedidos da atualidade, Jeff Bezos, fundador da gigante Amazon. Segundo o empresário, é admirável a conduta daquele que erra, entende o erro, muda de opinião e evolui com isso.

Esteja presente para sua equipe

É muito importante entender que em um ramo desses a mudança de objetivos, bem como a de opiniões pode ser algo vantajoso. Insistir em algo por motivos pessoais como orgulho etc., pode resultar em prejuízo para a companhia.

Lembre-se de que não é sobre você e sim sobre o coletivo. Esteja sempre presente para se time!

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