tendências em logística

O ano promete muitas mudanças para o mercado de logística. Afinal, esse é um ramo muito dinâmico e que acompanha de perto as tendências e mudanças de mercado, aproveitando o crescimento de segmentos como o e-commerce e atraindo, cada vez mais, novos investimentos e profissionais.

Então, para você acompanhar de perto todas essas mudanças, listamos as principais tendências em logística para o ano, que revelam um cenário otimista e de muitas novidades. Confira a seguir!

1. Mercado de logística: uma área para os melhores profissionais

O crescimento do mercado de logística trouxe também o crescimento da demanda de mão de obra qualificada. Assim, abrangendo uma grande diversidade de atividades, é uma ótima oportunidade para quem está iniciando a carreira e quer direcionar sua formação — aproveitando o desenvolvimento de uma das mais importantes áreas econômicas do país.

Portanto, a tendência é que os profissionais busquem especialização em cursos de pós-graduação ou MBA, e aumentem suas qualificações para se destacarem em um mercado que promete se tornar bastante competitivo nos próximos anos.

Inclusive, tudo isso é ótimo para as empresas, afinal, mão de obra qualificada é sinônimo de profissionais mais preparados para ampliar os resultados e inovar no dia a dia.

2. Práticas sustentáveis

Cada vez mais popular em todos os segmentos, a sustentabilidade tem lugar de destaque no mercado de logística. Assim, a tendência é que as empresas invistam em inovações tecnológicas, com o objetivo de otimizar o consumo de recursos e diminuir os resíduos recorrentes das operações.

Por exemplo, reutilização de água, investimento em energia solar, otimização das rotas para reduzir os gastos com combustível e utilização de embalagens recicláveis estão entre as práticas adotadas atualmente pelas empresas.

3. Evolução do e-commerce

O crescimento do e-commerce é uma realidade mundial e a tendência é que o mercado de logística consiga aproveitar todas as vantagens dessa evolução. Aliás, as vendas pela internet têm crescido consideravelmente a cada ano.

Dessa forma, o investimento em infraestrutura logística precisa acompanhar esse crescimento e abrir as portas para inúmeras oportunidades.

4. Evolução dos serviços e operações

Com o crescimento do e-commerce, a tendência é que o nível de exigência dos clientes também aumente.

Portanto, a qualidade dos serviços precisa acompanhar as mudanças, ampliando a cartela de serviços e atributos. Então, oferecer o rastreamento dos pedidos em tempo real é apenas o primeiro passo.

Inclusive, é preciso agilizar o tempo de entrega e permitir o agendamento, ampliar as formas de pagamento, reduzir custos e integrar todas as operações.

5. Informação em qualquer lugar é uma das tendências em logística

Outra tendência para o setor de logística é o crescimento da importância da Big Data.

Em tecnologia da informação, esse é um conceito que se resume em focar no armazenamento e maior velocidade. Então, se utilizados estrategicamente, dados como formas de pagamento e atividades de entrega, podem se tornar um diferencial importante na tomada de decisões.

Com todas essas mudanças, fica evidente a necessidade de um sistema de informações moderno e de fácil acesso. Por isso, a migração das informações para a nuvem é uma tendência natural entre as empresas de logística.

Assim, é possível acessar as informações de qualquer lugar, agilizando a comunicação e também reduzindo custos.

Sua empresa conhece mais tendências em logística? Conte para a gente! Aproveite e leia também o nosso post sobre 4 aplicações da tecnologia mobile na logística.